ICHTHUS

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

| |
Ichthus (Ikh-thoos) ou Ichthys  é a palavra grega que significa  "peixe".

O peixe este é um dos primeiros símbolos cristãos. É baseado nas primeiras letras gregas de Jesus Cristo de Deus Filho Salvador, Ieosus Christos Theou Yios Soter, que se soletra Icthus, a palavra grega para peixe.

Um pouco de História

Durante o reinado do imperador Nero (54 dC-68 dC), os cristãos eram perseguidos, torturados e condenados à morte por causa de sua fé em Jesus. 

Quando um soldado avistava um cristão, ele relatava aos seus superiores que por sua vez, o condenava a prisão e o levava para interrogatório. 

Devido as constantes perseguições, e à morte de muitos cristãos, estes necessitavam de um símbolo que os identificasse, sem os colocar em perigo. Então foi criado o ICHTHUS - O PEIXE, usado como um sinal secreto de fé.


Utilização do ICHTHUS 

Era utilizado para marcar sepulturas e locais de culto cristãos
 Era igualmente utilizado como forma de identificação: se um cristão desconfiasse que havia alguém que também seguia a doutrina de Cristo este marcava num lugar uma meia-lua para baixo, se o outro também fosse cristão, marcava a meia lua para cima, formando o símbolo. 
Também era desenhado nas portas das casas para que mostrasse aos outros cristãos que aquela era uma casa de família cristã.


Luz e Escuridão

Se tiverem alguma sugestão ou duvida deixem um comentário.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seja bem-vindo(a) ao blog Luz e Escuridão

Todos os comentários serão aceites e respondidos, no entanto:

- Não serão aceites comentários ofensivos;
- Os comentários são moderados, por isso, se quiserem entrar em contacto comigo através dos comentários poderão faze-lo, pois as vossas informações pessoais não serão reveladas, apenas peço que deixem o email.
- Aceito as convições de cada um, contudo não serão aceites comentários que contenham orações negras;

Comentem e explorem o blog, se tiverem alguma dúvida ou sugestão terei todo o gosto em ajudar :).

Obrigado pela sua visita.
Maria Da Luz