Mão de Fátima - amuleto/talismã

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

| |

Mão de Fátima

Imagem relacionada

Significado dMão de Fátima

A mão de Fátima é um amuleto de origem islâmica, tendo este nome em referência à filha mais nova do profeta Maomé - Fátima 
O simbolo é representado por uma mão 5 dedos estendidos, sendo por essa razão conhecido há bastante tempo no oriente, como “Hamesh“( hebraico) – “Hamsá” (palavra de origem árabe). 


Ambos os nomes fazem menção aos “cinco”(dedos)  Cada um dos dedos representa uma virtude da fé islâmica, ou seja, um Pilar do Islão:

•Shahada - afirmação da fé;
•Salat - orações diárias;
•Zakat - dar esmolas;
•Sawm - jejum durante do Ramadão;
•Haji - peregrinação à Meca.

Também é conhecida pelos nomes mão de Deus, olho de Fátima, mão de Míriam ou mão de Hamesh.


Significado Quando Invertida
No que respeita a sua posição, a Mão de Fátima pode ser encontrada virada para cima ou invertida. Embora se desconheça o real motivo do posicionamento invertido, acredita-se que o mesmo seja uma referência á energia feminina - mão para baixo.
A energias masculina - mão para cima.


Representação em desenho
O desenho da mão de Fátima é uma mão direita simétrica, ou seja, os dedos indicador e anelar são representados nas mesmas proporções, e  podem apontar para cima ou para baixo
A representação da mão pode mudar muito e apresentar formatos estilizados com tamanhos e formatos diferentes. A mão de Fátima com a palma virada para fora e com os dedos para o alto, voltados ao céu, representa barrar e afastar, relacionando-se ao masculino. Já quando virada para dentro e com os dedos para baixo, em direção à terra, faz menção à energia criadora, ligando-se a Deus.
Os dedos da mão podem ser representados juntos para trazer boa sorte ou separados (mão aberta) para afastar as más energias 
Quanto ao seu preenchimento, ele pode conter representações da Estrela de David, pombos e padroes, mas o mais comum é a representação de um olho (olho turco), reforçando a ideia de proteção.


Mão de Fátima como amuleto
A Mão de Fátima varia de uma cultura para cultura, bem como seu significado. Em geral, as pessoas utilizam a Mão de Fátima como um símbolo de proteção que representa a benção, poder e força.
 A Sua maior utilização  dá-se como um amuleto que torna aquele que o possui imune ao mau-olhado e confere ainda boa sorte.
Acredita-se igualmente que este amuleto ajuda a aumentar a fertilidade das mulheres

Como utilizar o talismã
O talismã é originalmente utilizado em vários formatos, nas portas de residências ou dentro de carteiras, mas sua utilização em tatuagens têm vindo a crescer crescendo.


A mão de Fátima e as Religiões
Consta que a aparição do símbolo se deu ainda entre os fenícios, daí o fato de ser recorrente em várias culturas posteriores,

Cristianismo 
 Apesar de ser um talismã de origem islâmica, alguns cristãos adotam a mão de Fátima como amuleto de proteção contra o mau-olhado.

No Islamismo 
 Representação da mão de Fatima bint Muhammad, filha de Muhammad (Maomé) profeta islamico. 

No Judaísmo 
Chamam-na da mão de Miriam, irmã de Moisés e Arão. O seu uso como um amuleto de proteção é muito comum, quer seja usada como pendente,azulejo, na porta da casa, ou na carteira para servir contra o mau-olhado.

No Budismo 
Chamada de Abhaya Mudra e possui significado de dissipação do medo.
O destemor é uma das principais virtudes, é o fruto da perfeita auto-realização, significa o redescobrimento da não-dualidade.


Veja também: Numerologia da Mão de Fátima


Maria da Luz
Que Deus vos abençoe.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seja bem-vindo(a) ao blog Luz e Escuridão

Todos os comentários serão aceites e respondidos, no entanto:

- Não serão aceites comentários ofensivos;
- Os comentários são moderados, por isso, se quiserem entrar em contacto comigo através dos comentários poderão faze-lo, pois as vossas informações pessoais não serão reveladas, apenas peço que deixem o email.
- Aceito as convições de cada um, contudo não serão aceites comentários que contenham orações negras;

Comentem e explorem o blog, se tiverem alguma dúvida ou sugestão terei todo o gosto em ajudar :).

Obrigado pela sua visita.
Maria Da Luz