Os oito símbolos auspiciosos do Budismo

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

| |

Os oito símbolos auspiciosos do Budismo


Resultado de imagem



Para os budistas, cada um dos oito símbolos auspiciosos está conectado a uma “chuva de bênçãos”, trazendo sorte e prosperidade.


Os oito símbolos auspiciosos do Budismo


Guarda-sol
 oito símbolos auspiciosos do Budismo - guarda-sol
Este símbolo representa a proteção contra o sofrimento, protegendo dos inimigos, obstáculos e emoções negativas. Transmite ainda um sentimento de harmonia e de bem-estar, conferindo esperança de que os sofrimentos serão ultrapassados.
Segundo a tradição budista este símbolo auspício protege de 84 mil tipos de aflições e doenças, mentais e físicas. Atraindo as qualidades de generosidade dos budas e bodhisattvas (”santos”).

Dois peixes dourados
 oito símbolos auspiciosos do Budismo - Peixes Dourados
Este símbolo representa a liberdade demovimento, a adaptação a condições difíceis e a superação de obstáculos, ajudando a transformar os conflitos em tranquilidade.
Simboliza os seres que são imunes às dificuldades deste mundo, os peixes, que no oceano e se adaptam graciosamente à vida sem medo de se afogarem no sofrimento e na insatisfação. Usando este exemplo como metáfora o Budismo diz que devemos aceitar o sofrimento e mover-nos livremente e sem medo pelo mundo.
Nota: Os dois peixes eram originalmente um símbolo do rio Ganges e Yamuna.

Concha branca
oito símbolos auspiciosos do Budismo - Concha 
 No budismo, uma concha branca representa o som do dharma despertando os seres da ignorância.
O som da concha despertar a nossa verdadeira natureza, pura e iluminada, que se encontra obscurecida por sentimentos e ações negativos. Ele nos faz lembrar o que viemos fazer neste mundo e qual deve ser nossa aspiração.

Flor de Lótus
 oito símbolos auspiciosos do Budismo - Flor de lotus
O lótus é uma flor aquática que se encontra enraizada na lama (seres humanos no mundo) mas a flor que aparece á superfície é bonita e perfumada (o ser humano atinge a iluminação).
No budismo, o lótus representa a verdadeira natureza dos seres, que se levantam através do Samsara (várias reencarnações) para a beleza e clareza da iluminação.

Bandeira da Vitória
oito símbolos auspiciosos do Budismo - Estandarte da vitoria
Simboliza a vitória do Buda sobre o Demônio Mara e sobre o que Mara representa – a paixão, o medo da morte, o orgulho e a luxúria. É hasteada nos mosteiros no Tibet e em outros lugares.

O Vaso do tesouro
oito símbolos auspiciosos do Budismo - vaso

Este vaso encontra-se repleto decoisas preciosas e sagradas,que apesar de poderem ser retiradas não se esgotam, este seu conteúdo que nunca se esgota representa a sabedoria de Buda, que é infinita.
Simboliza vida longa e prosperidade.

Roda do Dharma
oito símbolos auspiciosos do Budismo - roda do dharma 
A roda de Dharma, também chamado de Dharmachakra, é um dos mais conhecidos símbolos do budismo, sendo o mais sagrado do conjunto dos oito símbolos auspiciosos do Budismo
Representa o movimento e a mudança, transformação espiritual, representando os ensinamentos de Buda. Quando um discípulo pede conhecimento espiritual ao guru, pede que o sábio "gire a roda do Dharma".
Segundo a tradição, a Roda do Dharma foi girada pela primeira vez quando o Buda proferiu seu primeiro discurso após sua iluminação.

Nó do Infinito
 oito símbolos auspiciosos do Budismo - nó do infinito
O nó infinito representa a inter-relação de todos os fenómenos.
 Conhecido também como nó do amor, o símbolo representa o entrelaçamento entre todos os seres ligados por sentimentos amorosos. O nó infinito está relacionado ao coração de Buda e ao seu imenso amor pela humanidade.Concede condições propícias para uma vida plena e amorosa.



Luz E Escuridão

2 comentários:

  1. Olá ! Bom Dia!
    Eu curto muito a religião Budista apesar de não Praticar -lá ! Tenho parentes que seguem o ensinamento ! Ne na verdade é um ensinamento (: E qualquer um pode participar !
    Adorei saber um pouco mais !
    Beijoos
    Eduardarosa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Eduarda
      Ainda bem que gosta do post
      Concordo toda a gente pode praticar os ensinamentos budistas dado que são um estilo de vida.
      Bjinhos
      Maria Luz

      Eliminar

Seja bem-vindo(a) ao blog Luz e Escuridão

Todos os comentários serão aceites e respondidos, no entanto:

- Não serão aceites comentários ofensivos;
- Os comentários são moderados, por isso, se quiserem entrar em contacto comigo através dos comentários poderão faze-lo, pois as vossas informações pessoais não serão reveladas, apenas peço que deixem o email.
- Aceito as convições de cada um, contudo não serão aceites comentários que contenham orações negras;

Comentem e explorem o blog, se tiverem alguma dúvida ou sugestão terei todo o gosto em ajudar :).

Obrigado pela sua visita.
Maria Da Luz