ICHTHUS - Significado do Símbolo

segunda-feira, 9 de julho de 2018

| |

ICHTHUS


O Ichthus (Ikh-thoos) ou Ichthys  é a palavra grega que significa  "peixe".




ICHTHUS - Significado do Símbolo

O ICHTHUS foi um dos primeiros símbolos cristãos, sendo baseado nas primeiras letras gregas de Jesus Cristo de Deus Filho Salvador, Ieosus Christos Theou Yios Soter, que se soletra Icthus, a palavra grega para peixe.



Um pouco de História

Durante o reinado do imperador Nero (54 dC-68 dC), muitos cristãos foram perseguidos, torturados e condenados à morte por causa de sua fé . 

Quando um soldado avistava um cristão, ele relatava aos seus superiores que por sua vez, o condenava a prisão e o levava para interrogatório. 

Devido as constantes perseguições, e à morte de muitos cristãos, estes necessitavam de um símbolo que os identificasse, sem os colocar em perigo. Então foi criado o ICHTHUS - O PEIXE, usado como um sinal secreto de fé.



Utilização do ICHTHUS 

A este símbolo eram atribuídas várias utilizações desde marcação de sepulturas e locais de culto a forma secreta de identificação entre cristãos.
Se um devoto de Cristo desconfiasse que havia alguém que seguia a mesma doutrina este marcava num local uma meia-lua para baixo, se a outra pessoa marcasse a meia lua para cima, seria sinal de entendimento secreto entre ambos. 
Atualmente é utilizado como simbolo de proteção e também fonte de inspração para muitas tatuagens.




Maria da Luz
Que Deus vos abençoe


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seja bem-vindo(a) ao blog Luz e Escuridão

Todos os comentários serão aceites e respondidos, no entanto:

- Não serão aceites comentários ofensivos;
- Os comentários são moderados, por isso, se quiserem entrar em contacto comigo através dos comentários poderão faze-lo, pois as vossas informações pessoais não serão reveladas, apenas peço que deixem o email.
- Aceito as convições de cada um, contudo não serão aceites comentários que contenham orações negras;

Comentem e explorem o blog, se tiverem alguma dúvida ou sugestão terei todo o gosto em ajudar :).

Obrigado pela sua visita.
Maria Da Luz