Tetragrammaton - Signifcado do simbolo antigo

segunda-feira, 2 de março de 2015

| |

Tetragrammaton

Resultado de imagem

A palavra Tetragrammaton deriva do grego "tettares" (quatro) e "gramma" (letra), e faz referência especial às quatro letras que, em hebraico, expressam o conceito de Deus. 


Sendo essas quatro letras:


H H   (yod, he, vav ,he, ) –, escritas em caracteres hebraicos, são consideradas a representação de Deus no seu todo (lê-se da direita para a esquerda).


Significado do Tetragrammaton


O Tetragrammaton, é uma complexa combinação de letras de vários alfabetos (hebraico, grego e latino), associados a diversos símbolos conhecidos no ocultismo (pentagrama entrelaçado, símbolos zodiacais, algarismos e formas geométricas...).
Sendo o seu significado muito complexo, pois depende da interpretação de cada símbolo individualmente.

.

Alguns elementos do Tetragrammaton:



Pentagrama


O pentagrama assume diversos significados, neste caso particular, ao ser a  base do Tetragrammaton, podemos interpretá-lo como símbolo do "Homem Iluminado", ou seja o ser humano evoluído em todas as fases espirituais.


Os olhos do Pai - Júpiter
Os olhos do Pai - Júpiter

No ângulo superior do Pentagrama, encontramos "Os olhos do Pai" e a representação do planeta Júpiter. Uma alusão aos olhos do Criador,o poder que coordena tudo e todos.


Marte


Nos "braços" do Tetragrammaton encontra-se o símbolo astrológico e zodiacal do planeta Marte, representando a Força, a Energia Pura da criação.


Saturno


É um dos principais símbolos usados na Magia, representando os mestres que anularam o próprio ego e as falhas inerentes ao ser humano, atingindo assim, a perfeição. As energias de Saturno conferem sabedoria.


Sol e Lua


O Sol e a Lua fazem referência ao pólo feminino e masculino da criação. Os dois opostos, que juntos criam o milagre da vida.


Mercúrio e Vênus

Mercúrio e Vênus

São representações astrológicas e zodiacais dos planetas, representando a sua energia.


Caduceu de Mercúrio


O Caduceu de Mercúrio é o símbolo alquímico da transmutação. Associado aos símbolos superiores de Mercúrio e Vênus, refere-se à criatura, ou seja, o resultado da união entre os pólos feminino e masculino. Por estar localizado no centro da figura, também pode ser interpretado como a "coluna vertebral", ou, Kundalini, responsável pela união da energia sexual.


Alfa e Omega

Resultado de imagem para alfa e omega

Alfa e Omega são, respectivamente, a primeira e última letra do alfabeto grego. Sendo uma referência ao princípio e fim de todas as coisas. 


Binário


Localizados fora do pentagrama, os números 1 e 2 são referências à bipolaridade; isto é, uma representação de que todas as coisas possuem dois lados (masculino e feminino, início e fim, bem e mal ...)

1,2,3

Resultado de imagem para 123

Os números 1, 2 e 3 representam respectiva-mente o Pai, a Mãe e o Filho. Também pode ser interpretado como a Tríade do Cristianismo (Pai, Filho e Espírito Santo) ou como o triângulo, amplamente encontrado nas tradições esotéricas.

Cálice

Cálice - tetragrammaton

O cálice significa o pólo feminino da criação.(o útero), também pode representar o elemento Água.


Espada

Resultado de imagem

A "espada de fogo", associada ao Tetragrammaton, assume o papel do pólo masculino (orgão sexual masculino), símbolo de fertilidade entre as antigas tradições.

Báculo


Báculo é um bastão que se encontra dividido em sete partes representando os estágios de evolução.Encontra-se relacionado ao elemento Terra.


Hexágono do Mago

O hexágono do Mago representa o domínio do espírito sobre a matéria. Na alquimia está relacionado ao elemento Ar.

.
Nota:Ao analisar todos os conceitos podemos chegar a várias conclusões. Assim,tudo depende da opinião e da interpretação do utilizador quando este tenta decifrar o Tetragrammaton, um dos mais antigos e poderosos símbolos da espiritualidade humana.



Como Usar

No esoterismo, o Tetragrammaton desempenha uma função muito importante, sendo usado em rituais e invocações e na forma de talismãs. Os ocultistas interpretam o Tetragrammaton e outros símbolos cabalísticos nele contidos, como poderosos signos mágicos, capazes de potencializarem rituais abrindo as portas da consciência humana.


Luz E Escuridão
Para tudo é preciso equilíbrio...


2 comentários:

  1. Muito legal obrigado por explicar tudo 😀😀

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Ainda bem que o blog lhe pode ser util
      Que Deus o(a) abençoe
      Agradeço a sua visita
      Maria da Luz

      Eliminar

Seja bem-vindo(a) ao blog Luz e Escuridão

Todos os comentários serão aceites e respondidos, no entanto:

- Não serão aceites comentários ofensivos;
- Os comentários são moderados, por isso, se quiserem entrar em contacto comigo através dos comentários poderão faze-lo, pois as vossas informações pessoais não serão reveladas, apenas peço que deixem o email.
- Aceito as convições de cada um, contudo não serão aceites comentários que contenham orações negras;

Comentem e explorem o blog, se tiverem alguma dúvida ou sugestão terei todo o gosto em ajudar :).

Obrigado pela sua visita.
Maria Da Luz